“Be the first to see the latest”

MANiFESTO-SALONE-DEL-MOBILE-2017-adv_original_ita

O Salone del Mobile.Milano 2017 abre sua 56º Edição. O evento acontece de 04-09 Abril na espetacular Rho-Fiera Milano. O slogan não poderia ser diferente: “Be the first to see the latest” – o que podemos traduzir para “Seja o primeiro a ver as últimas novidades” – com este slogan a feira afirma seu status de evento “must-see”!

Entre os eventos do Salone del Mobile (todos “must-see”) antecipo aqui alguns highlights deste ano.

salone-satellite-2017-instagram-isalone.png

“SALONESATELLITE. 20 Years of New Creativity”
Vinte anos renovando a criatividade, o Salone Satellite 2017 tem curadoria de Beppe Finessi / Fabbrica del Vapore: uma
antologia de peças apresentadas durante as 20 edições do SaloneSatellite tais como protótipos que foram produzidos por marcas prestigiadas.

“DeLightFuL”
Design, Light, Future, Living em uma só mostra com curadoria de Ciarmoli Queda Studio: apresentação de um pequeno filme d’auteur com direção de Matteo Garrone.

DeLightFuL (Pavilhão 15) resulta da exploração visual e sensorial do cotidiano e do espaço contemporâneo. Reflete as novas generações e investiga as novas formas como estas vivem e concebem o espaço doméstico: fluido e cross-cutting formam o ponto de equilíbrio entre tecnologia e as formas típicas de viver, entre público e privado, entre necessidades básicas e novos desejos em prol de um projeto que busca criatividade invertendo as tradicionais subdivisões em áreas funcionais. Arquitetônica e poética a mostra faz uso da luz e da sua habilidade influenciar a percepção do espaço e cria um ambiente dinâmico e envolvente evocando atmosferas. Efeitos mágicos de iluminação criam uma espécie de ninho metafísico, um mundo intimista no qual o imaginário e o virtual trazem segurança e serenidade para aqueles que nele habitam.

Esta abordagem de viver além das fronteiras com um lifestyle transitório e compartilhado é realidade para os Millennials até 36 anos, os quais hoje representam 1/4 da populacão mundial. Antes dos Millennials, ninguém sequer considerava os espaços de viver como flexíveis e temporários com configurações capazes de mudar rapidamente afim de servir às novas necessidades e estilos de vida, em uma geração que se sente bem tanto em Milão quanto em NY, acompanhados pelo mundo mobile dentro ou fora de casa. Os Millennials são a geração da conexão 24hs e a geração do “eu” e das mídias sociais. Cercado por design, bem informados e com gostos bem definidos, eles buscam personalizacão e evitam estandartização; se preocupam com qualidade, e seu conceito de luxo gira em torno da “experiência e autenticidade”. Um tendência que vem crescendo e sendo definida como “luxo primitivo”.

Primitive luxury” é uma abordagem de design que investe no equilíbrio entre o presente e o futuro; é a evolução e reação ao autêntico, necessidades essenciais e primordiais expressas através da riqueza e preciosidade da pesquisa de materiais, formas atraentes e aconchegantes, e soluções convidativas.

“O habitar contemporâneo mudou nossa forma de viver”, diz Simone Ciarmoli e Miguel Queda. “A tecnologia é protagonista de um espaço que molda a si mesmo e responde às necessidades dos seres humanos’, e nossas exigências não mudaram: pessoas continuam comendo, dormindo e sentando ao redor de suas mesas. Esta constatação nos impulsionou a  pensar cenários contemporâneos através de um mundo imaginário suspenso entre o real e o virtual sujeitos a rápidas mudanças, com a intenção de alcançar uma vista panorâmica das múltiplas facetas da vida dária”.

delightful-isalone-900px-deni-corsino-2017

delightful-isalone-900px-deni-corsino.jpg
Participam desta mostra as seguintes marcas >>
#Alias, #Arper, #Artemide, Besana, Brun De Vian Tiran, Cini&Nils, C&C Milano, Ceccotti, De Padova, #Dedar, #Driade, Edra, Extenzo, Fiam, Flexform, Flos, #Flou, #FontanaArte, #Foscarini, Giorgetti, Glas Italia, #Kartell, Kundalini, Lema, Living Divani, Luceplan, #Magis, Martinelli Luce, Mdf Italia, Meritalia, Minotti, Molteni&C, Moroso, Oluce, Penta, Poliform, Poltrona Frau, Rimadesio, Slide, SchönhuberFranchi, Fusioni D’Arte 3v, Vetrerie Empoli and #Zanotta.

“A Joyful Sense at Work”
Com curadoria de Cristiana Cutrona a mostra traduz o workplace do futuro usando conteúdo inovador em 4 instalações. Cada uma destas
representando as características culturais das áreas de proveniência dos arquitetos internationais. América, Ásia e Europa serão produzidas por Primo Orpilla e Verda Alexander/Studio O+A (USA), Arash Ahmadi/Ahmadi Studio (Irã), Ben van Berkel/UNStudio and Jeff Povlo/SCAPE (Holanda) e Alfonso Femia + Gianluca Peluffo/Studio 5+1AA (Itália).

Workspaces envolventes: do design de produto ao antropodesign. >> A instalação visionária intitulada reflete sobre a noção de “ir adiante”, pensando o sentido das coisas e suas relações, gerando nova qualidade de vida e provendo entusiasmo e felicidade. A partir de uma abordagem humanística e antropológica o “desenhar escritórios” deve responder às reais e atuais necessidades das pessoas.
O escritório/espaço de trabalho do futuro é adaptável, inacabado, vibrante e revolucionário, feito sob medida para a realidade e capaz de acomodar as necessidades que possam surgir e como estas possam ser usufruidas.
Um espaço smart, fácil de lidar com as mudanças/ transformações: o ser humano como chave dentro de um sistema de “fastchanging”. Sempre pensado com base em um sentido nutritivo, fértil e sustentável, ético com profundo respeito às sentimentos, história, cultura, diversidade e direitos do ser humano. O FOCO é direncionado para as PESSOAS.

joyful-sense-of-work-isalone-900px-deni-corsino
Com a tecnologia fortemente voltada para o sistema de nuvens e mobile, o espaço deve seguir este linha fluída e de auto-regeneração, envolvendo e delegando. Este espaço será desprovido de qualquer instalação ou equipamento (móveis, divisórias, tetos falsos ou pisos), e despojado de áreas funcionais (salas de reunião, áreas business e escritórios privados). O objetivo é voltar ao espaço onde visões e pessoas reais possam desenvolver-se constantemente, transformando-se de acordo com a interação com o espaço e seus usuários.

joyful-sense-of-work-isalone-900px-deni-corsino-2017

[ENJOY THE MDW2017] – Um abraço aos leitores antenados,

assinatura-web-denicorsino

******
*Fonte: Press release disponível em salonemilano.it \\ Traduzido livremente pela autora deste post. \\ Imagens também disponíveis para download no mesmo site.

*******

ACESSE o INSTAGRAM OFICIAL DO SALONE:

icone-instagram-deni-corsino-design-week

deni-corsino-design-grafico

Anúncios